quarta-feira, 13 de julho de 2011

VERTIGEM



Sinônimos e Nomes Populares:
As palavras e expressões usadas pelos pacientes para descrever distúrbios associados ao equilíbrio são variadas e surpreendentemente vagas. Vão desde queixas de "turvação visual", "visão dupla", "ficar zonzo" 
até: zonzeira, tontura, tonteira, perda dos sentidos, fraqueza.

O que é?

É a ilusão de movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida adicionalmente como rotatória ou unidirecional. Freqüentemente é associada com outros sintomas como impulsão (sensação do corpo empurrado ou arremessado para o espaço), osciloscopia (ilusão visual de movimento para frente e para trás), náuseas, vômitos, ataxia de marcha.

Como se desenvolve ou se adquire?

Trata-se de um sintoma comum, associado a uma série de patologias possíveis de serem ditas como causadoras do processo. Podem ser:
periféricas
 
vertigem posicional benigna
neuronite vestibular
doença de Ménière
infecção
vasculopatias: isquemia arterial cerebelar anterior inferior
tumor: neuroma do acústico
toxinas: aminoglicosídeos, álcool, salicilatos
traumatismo
central
 
doença vascular: isquemia e infarto sistema vertebro-basilar
enxaqueca
esclerose múltipla
tumor do tronco cerebral

O que se sente?

A vertigem é definida como a experiência consciente de um movimento giratório; os pacientes percebem uma anormalidade do equilíbrio, achando-a desagradável; eles podem descrever a si mesmos ou ao ambiente como se movendo, rodando, inclinando-se; por vezes, de início súbito, acompanhado de náuseas e vômitos.

Como o médico faz o diagnóstico?

Pela história clínica do paciente (anamnese), devendo prestar atenção ao início e à duração dos sintomas, aos episódios recorrentes, posição, zumbido nos ouvidos, perda auditiva.
Pelo exame neurológico, testes de audição, testes de campo visual, ataxia, disartria, diplopia, anormalidades de nervos cranianos.
Por estudos de investigação: exames de sangue (deficiência de vitamina B12, diminuição níveis hormonais); exame do líquor (aumento de proteínas, tumores, polineuropatias, infecção); exames de imagem (tomografia de encéfalo, ressonância magnética de encéfalo); por audiometria, eletronistagmografia, resposta evocada auditiva.


Como se trata?

Depende de suas causas e de acordo com a intensidade dos sintomas. Geralmente utilizam-se drogas como os anti-histamínicos, anticolinérgicos, fenotiazínicos.
Medidas gerais como se deitar, fazer relaxamento, evitar movimento extremo da cabeça, fixação do olhar ajudam a aliviar os sintomas.
Se houver persistência dos sintomas (vertigem, desequilíbrio), o paciente poderá se tornar incapacitado, podendo o tratamento proposto não ter sido benéfico ou ter falhado. Este tipo de paciente é candidato a uma reabilitação vestibular cujos objetivos estão na diminuição da ocorrência de vertigem, melhora da função dinâmica diária, restauração da auto-estima.
Esta reabilitação consiste em exercícios para habituar o padrão vestibular, exercícios de equilíbrio, de coordenação do paciente.


BY: Raade Saldanha

Um comentário:

  1. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir