domingo, 10 de julho de 2011

Cerebelo



É o centro coordenador dos movimentos e intervém também no equilíbrio do corpo e na orientação. Apresenta dobras em sua superfície e a substância cinzenta de sua parte cortical penetra no interior da branca, formando arborizações chamadas "árvore da vida"; entre seus dois hemisférios se interpõe uma pequena saliência que lembra um verme chamado Vernix.

Cerebelo

O cerebelo constitui a parte posterior e inferior do encéfalo; tem ele contacto com as fossetas inferiores do osso occipi- tal. U ma cissura, a cissura transversal ) separa o cerebelo do cérebro, de modo que o cerebelo parece uma massa nervosa independente. Ela, na verdade, está unida ao cérebro somente por dois prolongamentos: os pedúnculos cerebelares superiores. Também no cerebelo, como no cérebro, a substância cinzenta está na periferia e a substância branca no interior; esta se ramifica no interior do cerebelo como os ramos de uma planta, pelo que os antigos anatomistas a chamaram de "arbor vitae" (árvore da vida). Os pedúnculos cerebelares médios ligam o cerebelo à ponte de Varólio) e os pedúnculos cerebelares inferiores a põem em comunicação com o bulbo ou medula alongada.

Cerebelo

O cerebelo está dividido em duas partes por um sulco sagital, pelo que se distinguem dois lobos laterais reunidos, no centro, por um lobo mediano, dito ainda vérmis do cerebelo. Cérebro e cerebelo constituem a parte superior do encéfalo em direto contacto com os ossos cranianos. Entre a massa do cérebro e a do cerebelo, que, de fato, enchem a cavidade craniana, e a medula espinhal que, depois de ter percorrido o canal vertebral, entra no crânio pelo buraco occipital, há um segmento de substância nervosa que faz a ligação - é o tronco cerebral.
O CEREBELO Localiza-se logo abaixo do cérebro e possui seguintes funções:
Coordena os movimentos comandados pelo cérebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles
Dá o tônus muscular, isto é, regula o grau de contração do músculo em repouso
Mantém o equilíbrio do corpo, graças às suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno.

BY: Raade Saldanha

Um comentário:

  1. minha esposa fez oultrasson e eles disseram que o cerebelo esta em 8% e dizem que o normal e e de 8 a 10 gostaria desaber algo mais s e devo ficar preocupado meu imail e james-rides@hotmail.com

    ResponderExcluir