sexta-feira, 8 de julho de 2011

AVC-Acidente Vascular Cerebral)

 AVCs (Mais conhecido como "derrame")

          
 
    Existem dois tipos principais de AVCs:
  • O AVC isquémico é provocado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo ou de uma artéria, o que impede a corrente sanguínea de atingir partes do cérebro.
  • O AVC hemorrágico é provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo, que leva ao derrame de sangue para dentro do cérebro ou para a área que o rodeia.
    Tanto na isquemia como na hemorragia, vai ocorrer morte das células, ou seja, vai ocorrer o enfarte. A rodear este enfarte está uma área de edema (inchaço provocado por uma reacção do organismo de luta contra o AVC). À região onde ocorre este problema dá-se o nome zona de penumbra isquémica. Nesta região as células estão vivas, mas não estão a funcionar de forma adequada. Se o tratamento do AVC for rápido podem-se evitar  sequelas maiores nestas células.         
  

1. AVC isquémico

Este tipo de AVCs é provocado por isquemias- a perda de oxigénio e nutrientes das células cerebrais resultando da obstrução de um vaso sanguíneo.
A isquemia leva ao enfarte- morte das células cerebrais, que são depois substituídas por um líquido.
embolia
Os coágulos sanguíneos provocam isquemia e enfarte de duas formas: 

Embolia- um coágulo que se forma numa parte qualquer do corpo, que se desprende ou quebra, e se desloca, percorrendo os vasos sanguíneos até ficar preso num ponto mais estreito de uma artéria cerebral. Estes coágulos formam-se mais frequentemente no coração após um enfarte do miocárdio, por alterações no ritmo cardíaco (arritmias) ou por doenças nas válvulas cardíacas. Um AVC provocado por uma embolia tem o nome de AVC embólico.

    trombose


      • Trombose- é a formação de um coágulo  de sangue (também conhecido como trombo) dentro de um vaso sanguíneo no cérebro, geralmente sobre uma placa de gordura (acumulação de colesterol nas paredes das artérias, conhecido como processo de arteriosclerose). Isto leva à obstrução total ou parcial do vaso. Os locais mais frequentes para estas ocorrências são as artérias carótidas e cerebrais. Um AVC provocado por uma trombose tem o nome de AVC trombótico


    A isquemia pode ser definitiva ou temporária. Quando o sangue volta a circular após um curto período de isquemia e o paciente não apresenta sequelas, diz-se que ocorreu um Acidente Isquémico Transitório (AIT). Um AIT pode ser um indicativo de que, no futuro, pode ocorrer uma isquemia permanente.

    2. AVC hemorrágico

    aneurisma cerebral
    A hemorragia pode ocorrer de várias formas, sendo as principais:

    - O aneurisma- um ponto fraco ou fino na parede de uma artéria. Com o tempo estes pontos aumentam com a elevada pressão arterial, acabando por rebentar.
    -
    A ruptura de uma parede arterial. As paredes arteriais encrostadas de placas (provocadas pela arteriosclerose) perdem a sua elasticidade, ficam rígidas, finas e sujeitas a quebrarem.

      hemorragia intracraneal
      Quando ocorre uma hemorragia, o sangue pode derramar:

      - Para o interior do cérebro, provocando uma hemorragia intracerebral.
      - Para o espaço cheio de fluído entre o cérebro e a membrana aracnoideia, provocando uma hemorragia subaracnóidea.



            
         

        BY: Raade Saldanha


        Fonte:http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/tiposAVCs.html

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário