quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aneurisma cerebral

Sintomas ,diagnósticos e tratamento


O Aneurisma cerebral, também conhecido como hemorragia subaracnóide, hemorragia cerebral e derrame cerebral, é a dilatação anormal de alguma artéria que leve sangue para o cerebro. Essa dilatação pode levar à ruptura da artéria no local da anormalidade. Veja a imagem abaixo:
Aneurisma Cerebral
O risco do aneurisma cerebral é haver uma ruptura da irregularidade da artéria cerebral ocorrendo então um “vazamento” de sangue para um espaço no cérebro denominado “espaço subaracnóide”. Cerca de um terço dos pacientes que sofrem essa ruptura vão a óbito. Quando não ocorre, o risco de morte aumenta a cada hemorragia cerebral.
QUEM PODE CONTRAIR
O aneurisma cerebral, assim como a ruptura do mesmo, pode se dar em qualquer momento da vida de qualquer indivíduo, no entanto, o mais comum é ocorrer entre os 40 e 50 anos de idade. Há vários casos de pessoas que nascem com aneurismas cerebrais, que são chamados de aneurismas congênitos e podem, ao longo da vida, aumentar e se romper. Há que se ressaltar também que existem fatores de risco como o caso de aneurisma em parentes próximos, principalmente se forem irmãos, doenças do colágeno, diabete mélito (excesso de açúcar no sangue), hirpertensão arterial, dislipidemias (variação de colesterol e triglicerídeos) e fumo.
SINTOMAS
O mais comum sintoma de quem sofre de aneurisma cerebral é uma cefaléia – dor de cabeça – com vômitos, convulsões e perda de consciência e, em alguns casos, ptose palpebral (queda da pálpebra) e perda progressiva da visão por causa do comprometimento do nervo óptico devido à compressão provocada pelo aneurisma. Com o avanço do tempo de ruptura, a dor de cabeça aumenta e surge uma dor na nuca ou nas costas e pernas que ocorre porque o sangue escorre para a coluna e atinge os nervos provocando a sensação de dor nas costas.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico para pacientes com aneurisma cerebral não roto tem alto grau de dificuldade por não causarem dor de cabeça, apenas pequenas isquemias cerebrais ou queda da pálpebra. Somente uma angiografia cerebral digital ou uma angiografia por ressonância magnética pode identificar casos de aneurismas ainda pequenos. A tomografia computadorizada do encéfalo somente diagnostica aneurismas muito grandes. Caso a tomografia computadorizada não acuse o aneurisma e o paciente estive sentindo rigidez na nuca, deve ser feita uma punção lombar para ver se há sangue no ‘líquor’, o líquido que banha o cérebro e a espinha. Naturalmente, o líquor é como água, mas qual o paciente sofreu uma hemorragia por aneurisma cerebral, o líquorfica avermelhado por conta do sangue da hemorragia que se misturou ao liquido.
TRATAMENTO

Aneurismas Não Rotos:
Nesse caso, o tratamento dos aneurismas deve ser bem avaliado pelo médico pois há um risco anual de ruptura de um aneurisma de 1,25 %. O momento mais adequado para o tratamento deve ser decidido junto ao médico.

BY: Raade Saldanha


FONTE:http://www.putsgrilo.com/noticias/aneurisma-cerebral-o-que-e-e-como-tratar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário